Água – como iniciar seu uso consciente?
“A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.” Artigo 5º da Declaração Universal dos Direitos da Água.
Muito se fala sobre o consumo desenfreado e o desperdício de água e, em paralelo, a importância desse recurso e como não conseguimos viver sem ele. O paradoxo está justamente nisso: como podemos desperdiçar algo tão substancial?
Lemos, por todo lado, notícias e notícias sobre o uso da água e dicas de como podemos economizar água. Mas a grande pergunta é: por que não adotamos? Por que não colocamos em prática?
Há várias justificativas para isso, mas, provavelmente, uma das mais verdadeiras é que adotar uma dessas medidas, exige alguma mudança de comportamento. Precisamos sair do status inicial e nos permitir adotar outra posição. E não basta escolher mudar de postura, precisamos estar atentos à essa mudança! Isso mesmo: atentos!
Às vezes, lemos alguma coisa, achamos interessante e pensamos, de imediato, em colocar aquilo em prática. Mas, a rotina, o piloto automático, dentre tantas coisas, nos faz continuar agindo da mesma forma e nem percebemos que não fizemos o que achamos que deveríamos fazer. Isso perdura até nos depararmos de novo com o assunto e percebermos que nada fizemos…
Em um dia tão importante como 22 de março _ o Dia Mundial da Água _ a proposta é essa: escolha algumas medidas (podem ser bem simples) que percebe que consegue cumprir. Estabeleça-as como meta. Fique atenta à sua adoção. Coloque-as em prática.
Para começar a pegar o jeito, escolha poucas medidas, mas escolha e faça-as! O importante é se permitir, num data tão simbólica e comemorativa como essa, uma mudança de postura.
Para facilitar sua escolha, separamos algumas possibilidades que nos ajudam a não desperdiçar água. Algumas são estruturais (simples) e outras comportamentais:
Para mudar o comportamento:
Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes, então, molhe-as de manhã cedo ou no fim do dia, e dê preferência aos regadores, em vez da mangueira.
Escolha plantas como cactos e suculentas para seu jardim, consomem menos água e dão menos trabalho, além de não exigir uso de produtos químicos para sua manutenção. A escolha de planta nativas também é uma boa opção.
Evite desperdiçar a água da piscina. Piscinas devem ter a água tratada para evitar a troca e serem cobertas com lona quando não em uso para evitar a evaporação.
Economize água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças, lavagem de pátios e quintas, etc.).
Não jogue óleo de fritura na pia. Um litro pode contaminar até 400 mil litros de água e é muito nocivo ao meio ambiente.
Para ajustar a estrutura:
Instale arejadores nas torneiras e nos chuveiros (dicas de como fazer em:http://sustentarqui.com.br/dicas/instale-arejadores-nas-torneiras-e-nos-chuveiros/
Faça o aproveitamento de água da chuva para uso não potável (dicas de como fazer em:http://sustentarqui.com.br/dicas/aproveitamento-de-agua-de-chuva-para-uso-nao-potavel/
Verifique se está com algum problema de vazamento. Uma torneira pode acabar desperdiçando quase 1 litro de água por minuto.
Deixe um Comentário